Modelo de redação reflexivo-filosófica nota 10

Um dos tipos de texto dissertativo bastante comum em vestibulares como o da Fuvest é aquele que aborda de forma filosófica o tema. Neste artigo quero compartilhar um modelo de redação acima da média. Na verdade é uma redação que foi considerada nota 10 no vestibular da Fuvest. Leia-a.

Tema da Dissertação

“— Não é preciso zangar-se. Todos nós temos as nossas opiniões.
– Sem dúvida. Mas é tolice querer uma pessoa ter opinião sobre assunto que desconhece.
(…) Que diabo! Eu nunca andei discutindo gramática. Mas as coisas da minha fazenda julgo que devo saber. E era bom que não me viessem dar lições. Vocês me fazem perder a paciência.”

Foi perguntado aos vestibulandos se eles tinham opiniões sobre as afirmações acima? Se tivessem, deveriam defende-las. Se não, deveriam explicar o por quê.

Texto nota 10, Fuvest

Opinar é humano

“Para discutir um assunto, não é necessário conhecê-lo a fundo, é preciso apenas ter pontos de vista bem definidos, e bons argumentos para defendê-los.
Sem dúvida, há temas que exigem algum conhecimento técnico, uma certa experiência na área em que o assunto é centrado. Mas, de maneira geral, as experiências de vida podem fazer com que a pessoa em questão emita opiniões sensatas. Ter uma certa cultura geral, sem se fechar em determinados focos de atenção, também possibilita a sensatez nas opiniões.
Tomemos, como exemplo, o trabalho de um arquiteto. Ao projetar uma casa, ele está aplicando toda a bagagem técnica adquirida na faculdade. No entanto, uma pessoa que não seja formada em Arquitetura, mas que tenha senso estético, pode muito bem ter opiniões coerentes e úteis a respeito do projeto.
É nesse sentido que entra o aspecto da cultura geral. Para poder ter pontos de vista definidos, deve-se ter uma visão ampla de mundo, adquirida com a cultura. Não estou mencionando a cultura acadêmica, dos livros, mas aquela que se adquire da observação da vida, e que é a mais importante para a sobrevivência. Uma pessoa experiente sempre conhece um pouco de cada assunto, mesmo que seja apenas na sua forma mais abrangente.
E, ao emitir seus pontos de vista, possibilitando o surgimento de um debate, ela abre oportunidades para aprender novas coisas, aumentando, desse modo, seus conhecimentos.”

Quer aprender a fazer um texto acima da média também?

5 (100%) 2 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *