Inscrições SISU

Inscrições do Sisu 2016: Depois da correria que é o final do ano com finalização do Ensino Médio, viagens de família, compromissos fora de casa e tudo mais inerente à vida comum, os candidatos que prestaram ENEM precisam estar atentos às datas que influenciarão suas vidas. O mês de janeiro, por exemplo, traz uma série de inscrições que o candidato deve fazer caso queira usar o Enem para entrar em uma faculdade ou mesmo se quiser se inscrever no FIES ou ProUni. O Sisu 2016 – Sistema de Seleção Unificada já abre inscrição no início de janeiro e através dele, os estudantes podem concorrer a vagas em cursos de instituições públicas do ensino superior de todo o país.

É o próprio MEC quem gerencia todo o processo e é importante que o candidato saiba que o Sistema de Seleção Unificada utiliza o resultado do Enem como principal critério de desempate em seus processos seletivos. Por meio dessa classificação, institutos e universidades federais ofertam vagas no início dos dois semestres letivos de cada ano. A inscrição é totalmente gratuita e feita exclusivamente via internet.

imagem-Inscrições do Sisu 2016

Inscrições do Sisu 2016 começam em janeiro

As datas são divulgadas abertamente nos canais de comunicação do MEC e geralmente é divulgada no fim do mês de dezembro. Após isso, provavelmente em janeiro, abrem-se as inscrições que duram duas semanas. Já o resultado deverá ser divulgado logo no início de fevereiro, com matrículas logo em seguida.

Só há uma maneira de fazer a inscrição e é pelo próprio site do MEC. Clique aqui e acesse a página. Lá, será necessário colocar o número de inscrição e a senha do Enem, que poderá ser recuperada no próprio site. Só concorrem aqueles que participaram do último Enem. Se você fez no final de 2015, concorre às vagas no início de 2016. Se fez em 2016, concorrerá no início de 2017. Ficou claro, né? Quem fez em 2015, não poderá concorrer às vagas pelo SISU em 2017.

Como o sistema é todo integrado, o Sistema de Seleção Unificada acessa automaticamente o resultado do Enem daqueles participantes que concorrem às vagas ofertadas. As notas finais nos processos seletivos dependem diretamente do curso escolhido, pois são atribuídos pesos diferentes em cada uma das áreas de conhecimento das provas (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática). Cursos na área de exatas, por exemplo, valorizam mais o aproveitamento na área de Matemática.

A renda dos candidatos também será levada em conta a partir deste ano. Agora, quem comprovar menor rendimento familiar mensal terá preferência.

Cada candidato tem o direito de escolher até dois cursos diferentes, indicando a ordem de preferência durante a inscrição. As opções podem ser alteradas quantas vezes for necessário, obedecendo o período de inscrição. Durante esse período, o sistema atualizará as notas de corte do Sisu 2016 diariamente. Assim, o estudante pode comparar sua nota com a mínima do dia.

As vagas não preenchidas serão ofertadas aos candidatos que manifestarem interesse em participar da lista de espera, dentro de um prazo que ainda será divulgado.

Aumente suas chances de entrar na Universidade melhorando sua nota de redação.

Considerando o peso que a prova de redação tem no Enem, tirar uma boa nota nessa prova é essencial para conseguir uma boa classificação final e concorrer com mais chances às vagas ofertadas por meio do Sistema de Seleção Unificada. Por isso mesmo, treinar com as melhores propostas de redação e ter acesso ao conteúdo teórico é essencial. Tenha acesso a tudo isso conhecendo o curso Português Pra Passar. Lá, por meio de artigos teóricos, exercícios práticos e revisão usando mapas mentais, você vai deixar os concorrentes apenas sonhando com a  vaga.cta-saiba-mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *