INEP divulga Gabarito Oficial do Enem

Gabarito Oficial do Enem: O Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira disponibiliza para os alunos o gabarito oficial do Enem para que estes possam conferir seu desempenho. Todos sabemos que no dia da prova há uma verdadeira maratona nos grandes portais da internet e também nos cursinhos para ver quem é o primeiro a apresentar a resolução comentada da prova. Geralmente, o Gabarito Oficial do Enem é divulgado na quarta-feira posterior ao exame. No ano passado, foram pouco mais de 5,5 milhões de candidatos, com abstenção de 28% dos participantes inscritos. Já a divulgação dos resultados individuais ocorre sempre na primeira semana de janeiro do ano seguinte.

O horário das provas do Enem 2015 mudou um pouco nos últimos anos. Tudo isso para garantir um pouco mais de segurança e organização. Os portões dos locais de prova do Enem das 12h às 13h e as provas só têm início às 13h30min. Anteriormente, o fechamento e o início da prova eram às 13h e, em alguns locais em que era necessário deslocamentos grandes dentro da escola isso virava um problema. Além disso, há a conferência de documentos, lista na porta da sala. Alunos chegando enquanto outros já fazem a prova era um problema para todos. Vale lembrar que o horário da prova do Enem leva em conta o horário de Brasília/DF. Cidades com fuso horário diferente requerem uma atenção maior.

Clique aqui para ver o Gabarito Oficial do Enem 2015 no site do INEP

Gabarito Enem Oficial

Gabarito Enem Oficial

Quem quiser ver o gabarito oficial deverá se dirigir ao endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/. Com os gabaritos em mãos, os candidatos poderão verificar como foram, mas ainda assim precisarão esperar os resultados individuais do Enem, o Boletim Individual de Desempenho, previsto para Janeiro.

Ao todo, são 180 questões divididas em dois dias sendo que, no segundo, há ainda a redação. As áreas avaliadas são Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias. As duas primeiras são aplicadas no sábado e as duas últimas no domingo, junto, como já dito, da redação do Enem, que também faz parte da prova.

As 90 questões constituem o que é chamado de caderno de questões. Em cada um dos dias existem 04 cores de caderno diferentes. Essa diferença está relacionada apenas com a ordem das perguntas e das respostas, visto que as questões são as mesmas. No primeiro dia, as cores utilizadas são amarelo, azul, branco e rosa. No segundo, o branco dá lugar ao cinza e as demais permanecem as mesmas. Dessa forma, no acesso ao gabarito oficial do Enem 2015 no site do Inep, o candidato precisa redobrar a atenção ao escolher a cor e o dia de prova.

Embora todos os anos vazem fotos da prova na internet, no ano passado o INEP saiu na frente e momentos depois de iniciada a prova, já divulgaram em seu canal oficial no Facebook o tema do ano. Além disso, é preciso lembrar que existe uma equipe que monitora as redes sociais para descobrir candidatos que transgridem as regras publicando imagens da sala, da prova e vazando informações. A segurança tem aumentado ano após ano, mas existe muita gente mal intencionada querendo prejudicar o exame e por questões humanas, problemas podem acontecer. Na prova, apenas depois nos trinta minutos finais os candidatos poderão levar o caderno de questões. É proibido anotar as respostas em qualquer outro lugar.

O cálculo da Nota do Enem 2015 é feito com base na Teoria da Resposta ao Item. Por este motivo, alunos com o mesmo número de acertos não terão a mesma nota a não ser que acertem as mesmas questões. Isso porque as questões são divididas em níveis de dificuldade e avalia-se a coerência pedagógica das respostas do participante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *