Enem: Inscrições, Provas, Gabarito e Resultado

O que é e quando será o Enem 2017? O Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, é, há alguns anos, a forma mais usada por algumas universidades como processo seletivo para o acesso às suas cadeiras. Inicialmente, o Ministério da Educação (MEC) usou o Enem como forma de avaliar o Ensino Médio. Assim como existem outros sistemas de avaliação como o PAEB, ele passou a ser usado como medidos do desempenho dos estudantes ao final do curso regular. Hoje, além disso, serve como forma de acesso aos programas do Governo como o Prouni, SISU e Fies. Certamente é o maior sistema de avaliação das américas e perde apenas e tão somente para o vestibular na China.

Como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o INEP, órgão responsável pela organização e aplicação do exame, ainda não divulgou qual serão as datas das inscrições do Enem, a julgar pelos últimos anos, será na primeira quinzena do mês de maio.

banner-miniatura-enemA inscrição ocorre apenas no endereço do INEP (clique neste link) e para começar, deverá informar o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número do seu documento de identidade. Estas são as informações necessárias para realizar a inscrição no Enem 2017.

Apesar das reclamações, o valor do Enem é de aproximadamente R$35,00. Existem aqueles que são isentos, mas devem preencher a declaração de carência. Além desses, são isentos da taxa de inscrição os estudantes de escolas públicas que estão concluindo o ensino médio, as pessoas que declararem, como disse antes, carência socioeconômica e todos que atenderem aos requisitos dos incisos l e ll do parágrafo único da Lei 12.799/2013.

 

As provas e Inscrições do Enem 2017

São 4 as provas abordadas pelo Enem e todas se referem ao conteúdo que os estudantes viram durante todo Ensino Médio. Linguagens e códigos, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza e também por uma redação. Ao todo são 180 questões, que os candidatos têm dois dias para responder, sábado e domingo.

Como em todas as provas em nível de concurso e vestibular, é muito importante que todos os candidatos cheguem ao local de prova com, no mínimo, uma hora de antecedência e que levem um documento de identificação com foto e o cartão de confirmação de inscrição do Enem 2017. Nenhum aparelho eletrônico é permitido e é recomendável que nem sejam levados para a prova. Ainda sobre o horário da prova, todos os anos o número de estudantes que chega atrasados é enorme e isso gera até mesmo memes na internet.

Divulgação dos Gabaritos oficiais e resultado individual: No terceiro dia útil após a aplicação das provas, é realizada a divulgação dos Gabaritos oficiais no portal eletrônico do Inep. Já os resultados individuais podem ser consultados pelos participantes no site do Enem 2017. Para realizar a consulta os candidatos devem informar o número de inscrição e a senha que foi cadastrada na inscrição para participar do Exame.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *