10 Dicas para Passar no Enem

Você gostaria de saber quais são as 10 Dicas para Passar no Enem que os alunos mais eficientes fazem para ir bem em simulados e provas? Qual seria o segredo que cada um deles segue para deixar a concorrência para trás? Você gostaria de saber?

Eu tenho certeza que sim…

Existem grandes chances que você esteja cometendo erros que a maioria dos estudantes ineficientes cometem e são esses erros que estão impactando diretamente o seu desempenho nos simulados durante seu preparo para as provas.

Fica tranquilo. Neste artigo, você vai aprender de uma maneira simples e didática quais são as dicas fundamentais para enterrar o passado de fracassos nas notas para, aí sim, começar a ver com frequência o seu nome na lista de aprovados.

Na verdade, você pode até seguir exatamente o caminho que mostrado aqui para transformar sua rotina na rotina de um vencedor.

Continue lendo este artigo para saber mais sobre:

  • Devo estudar ouvindo músicas?
  • Virar a  noite estudando é bom?
  • Os vídeos podem ajudar nos estudos?

Será que você consegue estudar sozinho? Não seria melhor contratar um professor ou comprar um curso?

Um dos maiores perigos de quem vive a rotina de estudos para passar num vestibular ou concurso é se acostumar com a expressão “da próxima vez vai”. Muitos têm desistido no meio do caminho, desistido de seus sonhos porque “a próxima vez” nunca chega.

Será que realmente vale a pena então voltar para um cursinho?

Olha, sou professor em cursos pré-vestibular. O que posso dizer é que os cursinho não foram feitos para quem quer aprender a gostar de estudar. Ninguém muda de postura porque está num cursinho. Vejo dia a dia os alunos chegarem e continuarem da mesma forma: matar aula para ficar no bar na frente da escola, achar que simulados são uma espécie de loteria…

O que fazer então? Abaixo, coloquei as dicas que dou aos meus alunos para incentivá-los e também corrigir alguns procedimentos que estão atrapalhando esta caminhada nos estudos.

imagem-habitos-estudo-notas-altas-2017
Estudar é hábito. Quanto antes começar, melhor.

Dica 1: Não há como estudar em um lugar cheio de barulho e que prejudica a concentração. O melhor para começar é dar preferência por lugares calmos, longe de barulho, bem iluminados.

Dica 2: Evite as técnicas baseadas em estudar ouvindo músicas. Há quem diga que fazer isso melhora os estudos. Certamente algumas pessoas têm facilidade para aprender mesmo que estejam ouvindo música, mas assistindo relatos ou lendo sobre alunos de sucesso, NENHUM usava este método.

Dica 3: Faça um cronograma de estudos. Anote no papel mesmo e deixe em um lugar visível no seu cantinho de estudos. Veja o vídeo abaixo

link do vídeo

Dica 4: Teste para descobrir qual é o horário em que você rende mais. Eu sempre gostei de estudar de noite porque tem menos barulho. O problema é que eu estudava de noite, mas as provas eram de manhã, horário em que eu costumava dormir. Até eu perceber isso, sofria com o sono durante as provas. Mudei, gradativamente, meus horários até que me acostumei.

Dica 5: Faça suas refeições corretamente. Nada de comer apenas porcarias. Busque dicas de alimentação que melhorem o funcionamento do seu cérebro, que melhorem a concentração. Lembre-se também de que, no dia das provas, não se deve mudar radicalmente a alimentação. Seu intestino pode estranhar e você perderá tempo precioso da prova.

Dica 6: Não misture os estudos com outras tarefas. Isso serve para quem estuda durante o horário de trabalho. Pode ser que você se veja obrigado a fazer isso, mas tenha um tempo apenas para os estudos. Desligue o celular, instale aplicativos para desativar todas as notificações.

imagem-descomplica-300pxDica 7: Quando o conteúdo for muito extenso, procure dividi-lo em partes menores. Isso faz parte daquele cronograma citado na dica 3. O Descomplica tem, gratuitamente o GEP. O Guia do Estudo Perfeito é um especial de aulas que ajuda o estudante duas vezes por semana com aulas ao vivo. No GEP o aluno aprende técnicas para ter 100% de aproveitamento enquanto estuda. Tudo que é dite neste guia de dicas para o Enem, você achará no GEP.

Veja alguns prints da primeira aula do GEP na plataforma Descomplica

 

Dica 8: Procure estudar quando o seu pensamento estiver despreocupado. Não sei se isso é possível, mas em sua casa todos devem estar alinhados com seus propósitos. Vejo muitos alunos reclamando justamente do ambiente em casa. Monte seu cantinho de estudos. Se o ambiente tem muito barulho, fuja dos fones de ouvido e compre um protetor auricular em lojas de equipamentos para oficina ou de viagem.

Dica 9: Tente relacionar os conteúdos estudados com a sua rotina. Hoje em dia é possível ver aulas que são mais contextualizadas. Há vídeos no YouTube com técnicas que ajudam você a relacionar os conteúdos de forma prática. Melhor que isso, quando um assunto é relacionado ao cotidiano, passa a ser mais significativo e você nunca mais esquecerá.

Dica 10: Faça algumas pausas durante os estudos. Seu cronograma deve observar isso. Coloque pausas entre os blocos de estudo, deixe um tempo para atividades prazerosas e que, ao mesmo tempo, ajudem na fixação de conteúdo. Mas aproveite para ver suas séries favoritas, sair com amigos e mostrar que você não “morreu” para a vida.

Avalie este artigo

2 thoughts to “10 Dicas para Passar no Enem”

  1. Eu amo os vídeos do professor Jubilut. Já fui aluna dele e sigo as dicas que ele dá sobre hábitos de estudo. Muito boa a sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *