As melhores dicas de interpretação de textos

Uma das tarefas mais difíceis de professor é mostrar para os alunos que tudo que eles aprenderam até hoje e que aprenderão ao longo da vida são recursos que ajudarão a interpretar melhor os textos. Publiquei recentemente um artigo no qual eu perguntava se é possível ensinar a ler textos. Caso queira ler, clique aqui.

O fato é que muitos foram os contatos na fanpage no Facebook me pedindo dicas para ajudar a ensinar e aprender a fazer interpretação de textos. O que você lerá abaixo é parte do que falo em meu curso de leitura e interpretação de textos. São algumas dicas rápidas que podem ajudar você a se dar bem na tarefa de responder questões de interpretação de texto no concurso, vestibular e também no Enem.

Dicas de interpretação de textos para, é claro, interpretar bem

Todos têm dificuldades com interpretação de textos. Encare isso como algo normal, inevitável. Importante é enfrentar o problema e, com segurança, progredir. Aliás, progredir muito. Leia com atenção os itens abaixo.

1) Desenvolva o gosto pela leitura. Leia de tudo: jornais, revistas, livros, textos publicitários, listas telefônicas, bulas de remédios etc. Enfim, tudo o que estiver ao seu alcance. Mas leia com atenção, tentando, pacientemente, apreender o sentido. O mal é “ler por ler”, para se livrar.

2) Aumente o seu vocabulário. Os dicionários são amigos que precisamos consultar. Faça exercícios de sinônimos e antônimos.

3) Não se deixe levar pela primeira impressão. Há textos que metem medo. Na realidade, eles nos oferecem um mundo de informações que nos fornecerão grande prazer interior. Abra sua mente e seu coração para o que o texto lhe transmite, na qualidade de um amigo silencioso.

4) Ao fazer uma prova qualquer, leia o texto duas ou três vezes, atentamente, antes de tentar responder a qualquer pergunta. Primeiro, é preciso captar sua mensagem, entendê-lo como um todo, e isso não pode ser alcançado com uma simples leitura. Dessa forma, leia-o algumas vezes. A cada leitura, novas ideias serão assimiladas. Tenha a paciência necessária para agir assim. Só depois tente resolver as questões propostas.

5) As questões de interpretação podem ser localizadas (por exemplo, voltadas só para um determinado trecho) ou referir-se ao conjunto, às ideias gerais do texto. No primeiro caso, leia não apenas o trecho (às vezes uma linha) referido, mas todo o parágrafo em que ele se situa. Lembre-se: quanto mais você ler, mais entenderá o texto. Tudo é uma questão de costume, e você vai acostumar-se a agir dessa forma. Então – acredite nisso – alcançará seu objetivo.

6) Há questões que pedem conhecimento fora do texto. Por exemplo, ele pode aludir a uma determinada personalidade da história ou da atualidade, e ser cobrado do aluno ou candidato o nome dessa pessoa ou algo que ela tenha feito. Por isso, é importante desenvolver o hábito da leitura, como já foi dito. Procure estar atualizado, lendo jornais e revistas especializadas.

Quer conhecer o curso Português Pra Passar, clique na imagem abaixo.

assinar

14 comentários em “As melhores dicas de interpretação de textos

  1. Muito obrigada, pelas dicas professor Rogério.Elas estão sendo muito úteis para mim, pois eu as estou transmitindo aos alunos da escola em que trabalho.Continue compartilhando comigo as novidades.Tenha uma boa noite.

  2. O conteúdo está ficando cada vez melhor! Muito obrigada! Continue com seu grande trabalho! Com certeza alcançará o sucesso! Deus abençoe!

  3. Sou professora de português e o questionamento de meus alunos é sobre o tempo para resolução das questões que é muito curto. Pois caso precise ler mais vezes o texto, justificam que não terão tempo de resolver toda a prova.
    Tem alguma ideia de como fazer para que sejam mais rápido no entendimento do texto?

    1. Eliete, somente a prática pode fazer com que o aluno tenha agilidade. Não é hora de ficar relembrando dos assuntos da aula. Tem de ser automático. O aluno lê o enunciado e lá aparece a palavra “metáfora”, não dá pra ficar relembrando da aula inteira de figuras de linguagem. Só a prática leva à velocidade e, com muito estudo, à perfeição.

      Abraço.

    1. Elda, muito bom saber sua opinião. Também acho importantíssimo que os alunos atentem para isso. Na verdade, qualquer pessoa deveria saber interpretar textos… para a própria segurança 🙂

      Grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *